terça-feira, 2 de setembro de 2008

Apito Dourado: A Sentença Pinto da Costa

Depois de um longo período de intensas investigações, o famoso caso do Apito Dourado produziu finalmente resultados, com alguns dirigentes consagrados do futebol português a receberem as esperadas condenações. Esperado também era já o facto dos condenados serem ou perfeitamente irrelevantes, ou já afastados do futebol, ou uma perversa mistura de ambas as situações. Não conseguimos chegar à fala com ilustres condenados como João Bartolomeu ou João Loureiro - o Obsite também falha - mas acreditamos que estão todos de muito melhor saúde que a maioria dos Portugueses.

E em grande forma está também Jorge Nuno Pinto da Costa, o incontornável Presidente do Futebol Clube do Porto, também ele condenado no âmbito do Apito Dourado, para surpresa de todos excepto de Reinaldo Teles, que sempre soube o que se passava. Suspenso por 2 anos, não deixa de causar estranheza o facto de, aos olhos dos adeptos, a rotina de Pinto da Costa sofrer poucas ou nenhumas alterações. Afinal de contas, continuamos a vê-lo a acompanhar a equipa e ainda recentemente se fez notar na tribuna do Estádio da Luz, a poucos metros de distância do seu arqui-inimigo-amigo Luís Filipe Vieira.

É por isso perfeitamente compreensível que o comum adepto se questione: afinal onde está a justiça desportiva? O Obsite também se interrogou e, como sempre acontece, desencadeámos os mecanismos necessários à busca da verdade. E o que conseguimos apurar é que realmente Jorge Nuno Pinto da Costa encontra-se severamente condicionado, mesmo que o não pareça. O Obsite teve acesso ao texto completo da sentença aplicada ao Presidente do FC Porto e encontrámos as partes mais substanciais em letras muito pequeninas. De forma resumida, são estas as restrições mais problemáticas nos próximos dois anos que Pinto da Costa (PC) tem de enfrentar no seu dia-a-dia:
  • PC não pode usar roupa interior azul e o uso de gravata azul está restringido única e exclusivamente ao caso do FC Porto disputar a final da Liga dos Campeões.
  • PC não pode jogar pelo FC Porto em jogos de simulação futebolística como é o caso do Pro Evolution Soccer, FIFA ou Football Manager.
  • PC está impedido de usar o WC privativo do gabinete presidencial do Estádio do Dragão, vendo-se por isso forçado a partilhar a casa-de-banho de serviço ao fundo do corredor com os demais funcionários do clube.
  • PC é obrigado, todos os dias sem excepção, a redigir uma composição repetindo 30 vezes a frase "SLB, SLB, Glorioso SLB".
Estes e outros pontos que nos escusamos a publicar por respeito ao histórico Presidente mostram que nem tudo são rosas e que a justiça em Portugal realmente funciona. Apurámos também que Pinto da Costa recebeu, juntamente com o aviso oficial da sua sentença, 20 convites para almoços e jantares à descrição da Catedral da Cerveja do Estádio da Luz, que entendeu por bem distribuir pela Administração da SAD dos azuis-e-brancos.

O Obsite solidariza-se com Pinto da Costa e faz votos para que estes dois anos decorram de forma o mais célere possível.

Sem comentários: